sábado, 15 de novembro de 2008

Estudos sobre filosofia política

Objetivo:

· Estimular o discente a discussão crítica da política
· Diferenciar política de politicagem utilizando conceitos da filosofia política
· Estimular a escrita de textos coerentes sobre o tema
· Utilizar a criatividade do educando para reflexão

Material utilizado:

Textos tirados da internet:

MEDEIROS, Vanderli. Política ou politicagem?! O que é o analfabeto político. Barra do Garças- MT.
Texto: Os três poderes- Executivo, Legislativo e Judiciário.
CHAUI, Marilena. Filosofia série Brasil. São Paulo: Ática, 2005, cap. 28 e 29.
Livros de Filosofia: Platão, Hobbes, Rousseau, Montesquieu e Maquiavel.
Revistas: Isto é, veja, época e Galileu.
Jornais e folhas A4.

Atividades propostas:

· Leitura de textos, livros, revistas e jornais.
· Discussão em sala
· Questões sobre o tema
· Trabalho escrito: Artigo
· Elaboração de charges
· Questão mais discutida pelos alunos: Quem realmente detém o poder?
· Temas para os artigos: Política e ética,Política na sociedade,Política e meio ambiente,Política e religião,Política e cidadania,Política e discurso,Política e agricultura, Política e juventude, Política e ciência, Política e escola, Política e comunidade, Política e eleições, Política e poder.
Obs: os alunos poderiam escolher um dos temas, mas se preferissem poderiam elaborar outros temas sobre a política.


Conclusão:

Na perspectiva de trabalhar sobre política é importante ressaltar a dificuldade de abordar o tema, devido à distorção construída ao longo dos anos. Há séculos atrás, a Grécia antiga era o berço da civilização. A política era realmente o cuidado com a pólis (cidade). Mas, no decorrer dos tempos, houve mudanças com o significado da invenção da política. O que se percebe e pratica-se é uma política voltada para o interesse privado, colocando de lado o interesse comum que é à base da invenção política.
Assim, surge à questão: como trabalhar política em sala de aula? Como despertar o interesse do discente sobre o tema? Como despertar uma comunidade para sua realidade? Essas questões são relevantes no que diz respeito à tentativa de mudar a visão “politiqueira da política”.
Nesse sentido, as aulas foram elaboradas com o intuito ou tentativa de melhor esclarecer as diferenças entre o que é política e o que não é política (politicagem) para que os educandos tenham a possibilidade de fazer o uso real da cidadania.

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